Outros apoios:


  

 

08
Jan 09

Sábado 24, às 16 Horas na Biblioteca Municipal da Nazaré

Orador:

Moisés Espírito Santo
(Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa)

Assunto:

O mito de Dom Fuas e da Senhora da Nazaré

A lenda da Senhora da Nazaré e de D. Fuas Roupinho, das mais conhecidas do País, é uma miscelânea de dados referentes a um vasto leque de tempo (sécs. VII-XVI). No entanto, a cultura dos habitantes da costa que é hoje a da Nazaré será muito mais antiga. Conhecendo-se a cultura religiosa e a literatura sagrada dos fenícios (que fundaram portos nesta região), descobre-se que a lenda de D. Fuas a perseguir o veado e a invocar Nossa Senhora tem origem num texto fenício, um teatro sagrado, litúrgico, datado do séc. XIV a.C. (mas só descoberto em 1939) onde se descreve a vitória do deus do Céu (uma divindade benfazeja) sobre o deus do Mar (uma divindade demoníaca). A expressão «Fuas Roupinho alcaide de Porto de Mós» é o resultado dum decalque fonético (sobreposição ou confusão de línguas) da parte final desse texto e que constituía um grito de vitória do deus do Céu sobre o deus do Mar.
Depois descobre-se que os topónimos em volta da Nazaré também são da língua dos fenícios.
Esta interpretação não retira nenhum valor ao mito e ao culto actual da Senhora da Nazaré. Ao contrário, confere-lhes um prestígio suplementar, o da antiguidade.

CLICK na imagem para ver o VÍDEO

Agradeço desde já a vossa inestimável participação bem como a divulgação do evento .

Com cordialidade e estima pessoal recebam todos vós os meus melhores cumprimentos.

 

Prof. Doutor

António Delgado
(Moderador da tertúlia)

publicado por Rui Almeida (Mineiro) às 00:30

Grande ideia esta. E sobre o que vai versar a tertúlia? E quais vão ser os convidados? Qual vai ser a periodicidade? Vamos lá a dar informação ao pessoal. Lá nos encontraremos todos. Bem hajam estas iniciativas.

"Tertúlia nazarena", será realizada de três em três semanas.

eXTReMe Tracker